Funcional, charmosa e requintada. Seja na decoração e composição de áreas internas, e ultimamente ganhando força nas áreas externas, o uso da madeira está cada vez mais em voga.

Afinal, se trata de uma material atemporal, que por ser um clássico, nunca sai de moda.

Contudo, o uso de madeiras implica em alguns cuidados, o que se estende em relação à manutenção em áreas externas. É o caso, por exemplo, do uso da madeira em decks próximos à piscina, em revestimentos e pisos, e também em móveis, portas, janelas, etc.

Isso quando não falamos ainda sobre as casas pré-fabricadas, totalmente compostas por madeira.

Uma dúvida que muitas pessoas tem é sobre qual a frequência da manutenção em áreas externas, quando tais áreas possuem em sua composição, o uso de madeira.

É exatamente sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe.

Frequência de manutenção da madeira varia

Como muitos já sabem, há uma série de cuidados que são necessários, quando se trata do uso de madeira na área externa.

O uso de verniz para promover um acabamento brilhante, a limpeza com pano úmido, aplicação de óleo de peroba para lustrar a madeira, e mesmo a aplicação de impermeabilizantes, para evitar que a madeira absorva a água e apodreça, são alguns dos cuidados essenciais.

Via de regra, em relação a manutenção, é de praxe que ao menos uma vez por ano, seja feita nas portas e janelas de madeira, que ficam expostas as ações do tempo e intempéries. 

Especialmente no que se refere aos  decks e pisos, muita atenção: o mais recomendado é que a cada nove meses, a madeira seja lixada, limpa e depois, receba a aplicação de verniz.

Dessa maneira, a estrutura de madeira, móvel ou peça, terá seu tempo de vida útil prolongado e a economia no bolso será considerável.

E você, quais cuidados e manutenções efetua na área externa? Conte pra nós!